O PASSADO INSPIRA, O FUTURO ACONTECE.
A TRANSFORMAÇÃO URBANA QUE CONECTA
O PASSADO AO PROGRESSO.

Selo São Cristóvão é Porto Maravilha

A história da região do Porto do Rio de Janeiro é uma crônica da evolução da cidade, marcada por momentos decisivos que a transformaram de uma zona portuária tradicional em um novo eixo de desenvolvimento urbano e econômico. Desde o século XIX, quando o cais do Valongo era o principal ponto de desembarque de escravizados nas Américas, até o moderno projeto de revitalização conhecido como Porto Maravilha, essa região foi palco de intensas mudanças sociais, urbanísticas e econômicas.

A área passou por um período de decadência após o declínio do transporte marítimo de carga, sofrendo com abandono e desvalorização. No entanto, a criação do projeto Porto Maravilha em 2009, como a maior operação urbana consorciada da América Latina, marcou um novo capítulo. Com investimentos públicos e privados em infraestrutura, mobilidade, habitação e cultura, o projeto revitalizou avenidas, removeu a Perimetral, reurbanizou praças e trouxe equipamentos como o Museu do Amanhã e o AquaRio.

Hoje, o Porto Maravilha se conecta diretamente com São Cristóvão, formando um contínuo de oportunidades urbanas e econômicas. A proximidade entre essas regiões favorece uma expansão natural do polo de desenvolvimento, criando uma nova centralidade no Rio de Janeiro. A história de São Cristóvão, por sua vez, é marcada pela presença da Família Real, a criação do Campo de São Cristóvão e seu papel como sede de instituições culturais e científicas, como o Museu Nacional e a Quinta da Boa Vista. Esse encontro entre passado e futuro, história e inovação, transforma o eixo Porto–São Cristóvão em um território estratégico para viver, investir e crescer.

LINHA DO TEMPO

SÉCULO XVI A XIX

Fundação e primeiros ciclos de desenvolvimento

1592
ícone barco

Criação do primeiro ancoradouro na região que futuramente se tornaria o Porto.

ícone museu

Fundação do Museu Real, atual Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista.

ícone caravela

Início da expansão do Cais do Porto para atender ao crescimento comercial do Império.

SÉCULO XX

Industrialização, declínio urbano e início das reformas

1906
ícone mar

Inauguração oficial do Cais do Porto do Rio de Janeiro.

ícone chapéu nordestino

Transformação da antiga feira em Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas.

Observação: embora a legalização da feira tenha ocorrido em 1982, o Centro Luiz Gonzaga foi oficialmente inaugurado apenas em 2003, após a revitalização decorrente da Lei Municipal 2052/1993, que instituiu o Espaço Turístico e Cultural Rio/Nordeste no Campo de São Cristóvão.

SÉCULO XXI

Revitalização urbana e expansão estratégica

2009
ícone arco

Criação da Operação Urbana Consorciada Porto Maravilha.

ícone construção

Início das obras de reurbanização da região portuária.

ícone leilão

Realização do leilão dos CEPACs e criação do Fundo de Investimento Imobiliário Porto Maravilha (FII PM), que arrematou integralmente o lote de certificados. Essa operação captou os recursos necessários para financiar os obras e investimentos de revitalização da região, transformando o Porto Maravilha em um polo urbano moderno e sustentável.

ícone demolição

Início da demolição da Perimetral, liberando a orla para projetos urbanos.

ícone inauguração

Inauguração do Museu do Amanhã e do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), conectando o Porto ao Centro, marcos da nova fase da região.

ícone aqua rio

Abertura do AquaRio, maior aquário marinho da América do Sul.

ícone reforma

Restauração do Museu Nacional com novo plano de revitalização patrimonial.

ícone chave

Porto Maravilha se consolida como polo residencial com recorde de vendas. Destaque também para o Acordo com o Município do Rio de Janeiro e a expansão das ações para a região de São Cristóvão.

Lançamento dos primeiros projetos imobiliários em São Cristóvão após a expansão da Operação Consorciada do Porto Maravilha

Selo São Cristóvão é Porto Maravilha

O PASSADO INSPIRA, O FUTURO ACONTECE. A TRANSFORMAÇÃO URBANA QUE CONECTA O PASSADO AO PROGRESSO.

A história da região do Porto do Rio de Janeiro é uma crônica da evolução da cidade, marcada por momentos decisivos que a transformaram de uma zona portuária tradicional em um novo eixo de desenvolvimento urbano e econômico. Desde o século XIX, quando o cais do Valongo era o principal ponto de desembarque de escravizados nas Américas, até o moderno projeto de revitalização conhecido como Porto Maravilha, essa região foi palco de intensas mudanças sociais, urbanísticas e econômicas.

A área passou por um período de decadência após o declínio do transporte marítimo de carga, sofrendo com abandono e desvalorização. No entanto, a criação do projeto Porto Maravilha em 2009, como a maior operação urbana consorciada da América Latina, marcou um novo capítulo. Com investimentos públicos e privados em infraestrutura, mobilidade, habitação e cultura, o projeto revitalizou avenidas, removeu a Perimetral, reurbanizou praças e trouxe equipamentos como o Museu do Amanhã e o AquaRio.

Hoje, o Porto Maravilha se conecta diretamente com São Cristóvão, formando um contínuo de oportunidades urbanas e econômicas. A proximidade entre essas regiões favorece uma expansão natural do polo de desenvolvimento, criando uma nova centralidade no Rio de Janeiro. A história de São Cristóvão, por sua vez, é marcada pela presença da Família Real, a criação do Campo de São Cristóvão e seu papel como sede de instituições culturais e científicas, como o Museu Nacional e a Quinta da Boa Vista. Esse encontro entre passado e futuro, história e inovação, transforma o eixo Porto–São Cristóvão em um território estratégico para viver, investir e crescer.

LINHA
DO TEMPO

SÉCULO XVI A XIX

Fundação e primeiros ciclos
de desenvolvimento

1592
ícone barco

Criação do primeiro ancoradouro na região que futuramente se tornaria o Porto.

ícone museu

Fundação do Museu Real, atual Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista.

ícone caravela

Início da expansão do Cais do Porto para atender ao crescimento comercial do Império.

SÉCULO XX

Industrialização, declínio urbano
e início das reformas

1906
ícone mar

Inauguração oficial do Cais do Porto do Rio de Janeiro.

ícone chapéu nordestino

Transformação da antiga feira em Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas.

Observação: embora a legalização da feira tenha ocorrido em 1982, o Centro Luiz Gonzaga foi oficialmente inaugurado apenas em 2003, após a revitalização decorrente da Lei Municipal 2052/1993, que instituiu o Espaço Turístico e Cultural Rio/Nordeste no Campo de São Cristóvão.

SÉCULO XXI

Revitalização urbana
e expansão estratégica

2009
ícone arco

Criação da Operação Urbana Consorciada Porto Maravilha.

ícone construção

Início das obras de reurbanização da região portuária.

ícone leilão

Realização do leilão dos CEPACs e criação do Fundo de Investimento Imobiliário Porto Maravilha (FII PM), que arrematou integralmente o lote de certificados. Essa operação captou os recursos necessários para financiar os obras e investimentos de revitalização da região, transformando o Porto Maravilha em um polo urbano moderno e sustentável.

ícone demolição

Início da demolição da Perimetral, liberando a orla para projetos urbanos.

ícone inauguração

Inauguração do Museu do Amanhã e do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), conectando o Porto ao Centro, marcos da nova fase da região.

ícone aqua rio

Abertura do AquaRio, maior aquário marinho da América do Sul.

ícone reforma

Restauração do Museu Nacional com novo plano de revitalização patrimonial.

Porto Maravilha se consolida como polo residencial com recorde de vendas. Destaque também para o Acordo com o Município do Rio de Janeiro e a expansão das ações para a região de São Cristóvão.

Lançamento dos primeiros projetos imobiliários em São Cristóvão após a expansão da Operação Consorciada do Porto Maravilha

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